Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso constitui uma atividade prática que visa articular as experiências vivenciadas do aluno ao longo do curso, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como nos estágios, numa perspectiva teórico-prático que sintetize a sua formação profissional sob orientação de um docente, que tenha como objetivo didáticopedagógico contribuir para o desenvolvimento de suas capacidades científicas e crítico reflexivas, tendo processo educativo escolar e/ou não-escolar como lugar de reflexão. O Trabalho de Conclusão de Curso se orientará pela definição de um tema específico, elaboração de projeto relativo ao tema escolhido, inclusão das definições das atividades a serem desenvolvidas e cronograma de execução. Terá como resultado a apresentação de relatório das atividades desenvolvidas no período, sendo avaliadas a redação do trabalho de conclusão de curso e apresentação final do trabalho de conclusão de curso.

Embora tenha sua conclusão apresentada ao final do curso, o desenvolvimento do processo de elaboração do TCC iniciará desde o primeiro semestre, por meio dos componentes curriculares que envolvam as questões de metodologia científica e do eixo integrador.

Estudantes

1. Antes de iniciar o TCC
    1. O(A) estudantes deverá acessar o Manual de TCC do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFSCar, campus Sorocaba (.pdf 1.9MB)
  2. Durante o desenvolvimento do TCC
    1. Sendo constatada a necessidade de coorientação, em comum o(a) estudante e o(a) orientador(a) deverão verificar os critérios e procedimentos (.pdf 195kB) para a solicitação;
    2. Finalizado o TCC, o(a) estudante deverá preencher o Requerimento de Defesa Pública de Trabalho de Conclusão de Curso (.docx 132kB) e encaminhar ao e-mail da Coordenação do Curso (pedagogiasorocaba@ufscar.br), solicitando a abertura do seu processo de defesa.
  3. Após a Defesa Pública do TCC
    1. Gerar a Ficha Catalográfica (link externo) pela Biblioteca, campus Sorocaba;
    2. Observar se o TCC está seguindo o Modelo de Trabalho Acadêmico em formato clássico (link externo), disponibilizado pela Biblioteca, campus Sorocaba (de acordo com a ABNT NBR 14.724:2011 "Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos - Apresentação", da Associação Brasileira de Normas Técnicas);
    3. Inserir a Ficha Catalográfica e a Folha de Aprovação assinada pelos membros da Banca examinadora no TCC e converter para o formato PDF;
    4. Após realizar as correções/alterações sugeridas pela banca examinadora, enviar a versão completa e defnitiva para o(a) docente orientador(a) realizar o depósito obrigatório no Repositório Institucional da UFSCar.

Orientadores(as)

Coleção dos Trabalhos de Conclusão do Curso:

A Coleção de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), lançada em 2020, é destinada para o depósito de trabalhos de conclusão dos cursos de graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), conforme previsto pela Resolução CoG nº 322, de 27 de abril de 2020 (link externo), e deve ser realizado por docentes com vínculos ativos na Universidade.

Trabalhos de Conclusão de Curso anteriores a 27 de abril de 2020 estão depositados na Secretaria da Coordenação do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFSCar, campus Sorocaba.

Acesse aqui a relação de TCC defendidos no nosso Curso (.pdf 184kB)