Ensino

As atividades de ensino do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFSCar, campus Sorocaba atendem às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, instituídas através da Resolução CNE/CP Nº 01, de 15 de maio de 2006 (link externo), e pela Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019 (link externo).

O Curso apresenta uma estrutura que inclui conteúdos curriculares de natureza científico-cultural, abrangendo aulas de caráter teórico e prático, a realização de trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), estágios obrigatórios e outras atividades complementares. As atividades desenvolvidas na Universidade são realizadas em salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática, laboratório didático de pesquisas e práticas pedagógicas e brinquedoteca, ao longo da realização do curso.

O Laboratório Didático de Pesquisas e Práticas Pedagógicas e a brinquedoteca se configuram como espaços nos quais os estudantes podem vivenciar possibilidades de ações pedagógicas favorecendo a compreensão e a articulação das teorias pedagógicas e das metodologias de ensino e pesquisa em educação, bem como os conhecimentos didáticos com os componentes curriculares.

O Curso busca atuar em conjunto com vários setores institucionais, fornecendo o suporte necessário às (aos) estudantes a fim de favorecer as condições de acesso e permanência e lhes propiciar um ensino inclusivo e de qualidade, reiterando assim o compromisso social da Universidade. Ademais, cabe ressaltar que todas as atividades do curso visam atender aos princípios do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar (link externo) e, em especial, adota como premissa a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Esta articulação tem sido estimulada na integralização e diversificação dos estudos da(o) estudante através da prática de docência e gestão educacional por meio de observação, acompanhamento, participação no planejamento, na execução e avaliação de aprendizagens, no ensino e Projeto Pedagógico em ambientes escolar e não-escolar; nas atividades complementares que envolvam planejamento e desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso, nas atividades de monitoria, Iniciação Científica e extensão. Estas atividades podem ser realizadas em ambientes escolar e não-escolar; e nos estágios obrigatórios, de modo a fortalecerem os conhecimentos e competências na Educação infantil e anos iniciais, do Ensino Fundamental e Gestão Escolar.