Pesquisa
A pesquisa se constitui como um dos elementos essenciais da tríade – Ensino, Pesquisa e Extensão – destacados no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar. Neste sentido, atualmente existem vários grupos de pesquisa, coordenados pelos professores que compõem o corpo docente do curso de Licenciatura em Pedagogia, que realizam estudos acadêmico-científicos a partir de suas formações e especialidades. De forma geral, os estudantes do curso podem realizar pesquisas por meio da participação em grupos (em sua maioria vinculados ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq/UFSCar) que enfocam temáticas e campos da área da Educação ou afins.
Os estudantes do curso também contam com a possibilidade de participação em projetos de iniciação científica, de forma remunerada ou voluntária, sob a orientação de docentes e gerenciamento pela Coordenadoria dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica – CoPICT, unidade vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa.
A CoPICT, juntamente com os membros representantes do Comitê de Iniciação Científica e Tecnológica, é responsável pela avaliação, seleção e administração dos diversos programas de iniciação científica institucionais, que são voltados para a inserção dos alunos de graduação no universo científico, do qual fazem parte os seguintes programas:
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas – PIBIC-AF
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio – PIBIC-EM
- Programa de Iniciação Científica e Tecnológica sem remuneração - ICTSR
Os projetos PIBIC, PIBIC-AF, PIBITI e PIBIC-EM são selecionados anualmente, geralmente entre os meses de março e maio, por meio de Edital de Seleção de Iniciação Científica e Tecnológica, já os projetos de ICTSR são recebidos em fluxo contínuo.