Meu Cotidiano na UFSCar

Grade Horária das Aulas 2023

Primeiro semestre letivo: de 08/05/2023 a 09/09/2023

  • Matriz 2009 (em breve)
  • Matriz 2022 (em breve)

Segundo semestre letivo: de 02/10/2023 a 17/02/2024

  • Em breve

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs)

Pode ser que, mesmo com as aulas presenciais, alguns docentes utilizem os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como recursos de apoio. Na UFSCar, os docentes podem usar a plataforma Moodle ou o Classroom.

Então, fique esperto: você poderá precisar conhecer o Moodle e o Classroom. Nesses ambientes virtuais, os docentes poderão deixar os textos e exercícios das aulas ou pode ser o local para entrega de algumas atividades e trabalhos solicitados por eles.

Você deve estar se perguntando: como acesso os ambientes virtuais de uma atividade curricular (matéria)? Qual meu login e senha? Vou receber um e-mail do professor? Enfim, como acessar esse tal AVA?

Para acessar a um dos AVAs, você precisará de um e-mail institucional. O e-mail institucional é aquele seunome@estudante.ufscar.br.

Você já o fez? Se não o fez, acesse Cheguei (link externo) e veja como fazê-lo.

Já tem o e-mail? Então, bora lá conhecer as plataformas Moodle e Classroom e como acessá-las!

Conhecendo o Moodle

Acessar o Moodle é super fácil, para isso você tem que acessar ava2.ead.ufscar.br (link externo).

Seus dados para login são os mesmos usados para acessar o SIGA, então é só colocar o seu Número UFSCar no campo de identificação do usuário e usar a mesma senha usada no SIGA.

Uma vez dentro do Moodle você poderá acessar: o ‘Painel’, que apresenta, em blocos, as atividades curriculares (matérias) nas quais você está inscrito/matriculado; o ‘Calendário’, que organiza todas as datas de entrega das atividades de suas matérias; os ‘Arquivos privados’, por meio do qual você poderá ‘subir’/enviar arquivos para seus professores e professoras; e, por fim, temos a aba ‘Meus cursos’, onde você poderá acessar as atividades curriculares de uma forma mais rápida. Todas essas abas se encontram no lado esquerdo do site.

Quando você entrar no espaço de cada atividade curricular, verá que algumas opções novas surgirão do lado esquerdo da tela. Sendo as mais importantes a aba ‘Notas’, que você verá o resultado de suas avaliações, a aba ‘Participantes’, onde você terá acesso à lista de alunos que fazem a matéria com você e (o mais importante) acesso aos dados do docente responsável pela atividade curricular. Então, quando tiver qualquer dúvida sobre a matéria, é neste local que você conseguirá entrar em contato direto com o docente da atividade curricular.

E, para tirar dúvidas em relação ao site em si, você encontrará ao final de qualquer uma das abas o site para solicitações de informações e telefone da equipe do Moodle.

Conhecendo o Classroom

Agora vamos ao Classroom! Você precisará do seu e-mail institucional e pode seguir dois caminhos:
O primeiro é acessar o site gsuite.ufscar.br (link externo) e fazer o login usando sua conta de e-mail institucional. Ao entrar clique no ícone que aparece no canto superior direito e desça nas opções até encontrar o ícone do Classroom.

No segundo método é necessário entrar no seguinte endereço classroom.google.com (link externo) e selecionar sua conta com seu e-mail @ufscar.br e clicar no botão continuar.

Na tela seguinte vai aparecer para você escolher sua função, clique em “sou aluno” e depois prossiga. Na próxima tela vai aparecer um sinal de (+) no canto superior direito, onde é necessário clicar e inserir o código da turma criado pelo docente e clique em Participar. E pronto, o acesso à primeira sala de aula está feito.

Também pode acontecer do professor ou professora enviar em seu e-mail institucional um convite para você participar da sala no Classroom. Nesse caso é necessário você clicar em “participar”, confirmar seu e-mail e prontinho. Lembre-se: para receber o e-mail do docente é necessário ter alterado o e-mail do SIGA para o e-mail institucional.

Biblioteca, campus Sorocaba

A Biblioteca campus Sorocaba (B-So) iniciou suas atividades em prédio próprio em fevereiro de 2009, e está vinculada técnica e administrativamente ao Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar (SIBi/UFSCar).

Apoiando o tripé ensino, pesquisa e extensão, a B-So tem por finalidade suprir as necessidades de informação da comunidade acadêmica, assegurando a difusão de informações técnico-científicas e culturais, bem como a guarda e preservação do patrimônio público reunido em seus acervos.
A B-So integra o Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar (SIBi/UFSCar) juntamente com a Biblioteca Comunitária (BCo), a Biblioteca campus Araras (B-Ar) e a Biblioteca campus Lagoa do Sino (B-LS). Os acervos das quatro Bibliotecas estão disponibilizados em um catálogo global que possibilita a consulta simultânea, ou em cada uma delas. Dessa forma, o usuário é capaz de localizar a referência bibliográfica de qualquer item do acervo da UFSCar. O acesso e a consulta ao item do acervo são livres e abertos ao público em geral, porém o empréstimo domiciliar é restrito à comunidade da UFSCar.

O acervo da B-So é formado basicamente por livros, periódicos, teses, mapas e CD-ROMs nas áreas: biológicas, exatas, humanidades e tecnológicas, contemplando os cursos de graduação e pós-graduação do campus.

A B-So oferece os seguintes serviços: consulta e empréstimo, orientação ao usuário sobre o uso da Biblioteca e dos recursos informacionais, capacitação de usuários (bases de dados on-line e normalização documentária) e levantamentos bibliográficos.

Para maiores informações acesse www.bso.ufscar.br (link externo).