Coletivos Estudantis

Dentre todas as oportunidades que a Universidade oferece, as que não podem ficar de fora são as Entidades Estudantis. Marcadas pela essência de seu nome, tratam-se de grupos de estudantes que em conjunto articulam espaços, informações e todo o tipo de produção cultural para a comunidade acadêmica, contribuindo com reivindicações e diálogos a fim de avançar na construção e manutenção do espaço democrático e plural que a UFSCar representa. Além disso, não podemos esquecer que configuram um local de acolhimento e abraço para aqueles e aquelas que ainda não encontraram seu lugar ou até mesmo ajuda.

Dentre as entidades estudantis os Centros Acadêmicos (CA) e Diretórios Acadêmicos (DA) cumprem papel fundamental na garantia de representação estudantil, sendo os CAs espaços que representam apenas um curso, que tem por função mobilizar os discentes em torno das pautas da Universidade e também da sociedade, os DAs tem o mesmo papel, sua diferença é que representam mais de cinco cursos. É de extrema importância que você procure seu CA ou DA, pois é por meio dessas entidades que as informações, mobilizações e tudo que está acontecendo na UFSCar chegam até a comunidade estudantil.

Entidades Gerais

Diretório Central de Estudantes – DCE

O DCE Livre – UFSCar (Diretório Central dos Estudantes) é a entidade máxima de representatividade dos Estudantes, atua na luta institucional para assegurar os direitos dos e das discentes, como também é fundamental para as mobilizações estudantis frente às pautas políticas, sociais que impactam diretamente no funcionamento da UFSCar. Também constrói cotidianamente um movimento de resistência, perante aos atos que ameaçam o direito de permanência estudantil e a qualidade de ensino público.

Acesse no Facebook do DCELivreUFSCar para maiores informações (link externo).

Neste cenário, você também deve conhecer e se possível integrar os Coletivos Estudantis e os Movimentos Sociais, que geralmente são espaços que se articulam em torno de uma pauta e atuam nos campi para debater e construir ações em torno do tema, como também as Atléticas Gerais e de Curso, espaços destinados aos eventos esportivos.

Associação Atlética Acadêmica UFSCar Sorocaba

A Associação Atlética Acadêmica UFSCar Sorocaba é uma organização estudantil composta por estudantes de cursos da Universidade Federal de São Carlos do campus Sorocaba. Tem como funções a integração, administração e representação dos alunos da UFSCar Sorocaba em campeonatos universitários. A realização do treinamento e formação das equipes e a organização de torneios dentro e fora da Universidade, além da promoção de eventos de integração da UFSCar e outras universidades, também são responsabilidades.

Acesse no Facebook da AtleticaUFSCarSorocaba (link externo) para maiores informações.

Bateria Chapelaria – UFSCar Sorocaba

Acesse o Facebook da BateriaChapelaria (link externo) para maiores informações sobre a Bateria Chapelaria – UFSCar Sorocaba.

Coletivos

UFSCão Sorocaba

O UFSCão é um movimento estudantil, realizado no campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos. O grupo é composto por estudantes de diversos cursos da UFSCar Sorocaba. O projeto visa o tratamento, incluindo a castração de cães abandonados no campus, para uma futura adoção consciente. Por não ser financiado por nenhuma organização e não possuir nenhum fim lucrativo, o UFSCão depende da arrecadação de custos através de doações, parcerias e voluntários. O trabalho efetuado em redes sociais, divulgação e a condução dos animais até feiras de adoção ou veterinários, é realizado por voluntários e caronas com disponibilidade de horário, pois também não temos transporte próprio. Os cães que permanecem no campus correm riscos por conta da rodovia altamente perigosa, buscamos por lares temporários pois o UFSCão não possui abrigo.

Nosso objetivo principal é a castração de todos os animais que são abandonados no campus, como uma forma de controle populacional, pois com a castração facilita-se a futura adoção, diminuindo a população próximo ao Restaurante Universitário.Ao transferirmos o animal para adoção ou lar temporário, é necessário que a pessoa que se disponibilize concorde e assine um termo de compromisso e responsabilidade, preenchendo seus dados pessoais e respondendo a um questionário obrigatório. Realizaremos visitas periódicas e manteremos contato online ou por telefone para verificar o estado e adaptação do animal no local. A obrigatoriedade do termo se dá pela grande incidência de problemas ocorridos, como fuga, desistência e afins, de forma que é necessário ter documentado o compromisso assumido.

Acesse no site da UFSCaoSorocaba para maiores informações.

Coletivo Mandala

Coletivo LGBTQIA+ (feminista e interseccional). O Coletivo Mandala desde a sua formação realiza encontros de acolhimento, faz conexões e debates sobre questões que atravessam a realidade LGBTIA+.

Acesse o Instagram do Coletivo Mandala (link externo) para maiores informações.

Centro Acadêmico da Pedagogia – CAPed

O Centro Acadêmico Gouvêa e Mendonça, fundado em 02 de setembro de 2011, é o órgão de representação estudantil do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba.

O CAPed tem por objetivos: Reconhecer, estimular e levar adiante a luta dos estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba em defesa de seus interesses.

  1. Luta pela ampliação da participação da representação estudantil nos órgãos colegiado;
  2. Organizar e orientar a luta dos estudantes, ao lado do povo, para a construção de uma sociedade livre, democrática e sem exploração;
  3. Estimular e defender qualquer tipo de movimento ou organização democrática autônoma que estejam orientados no sentido dos objetivos que constam deste estatuto;
  4. Organizar os estudantes de Pedagogia na luta por uma Universidade crítica, autônoma e democrática;
  5. Favorecer as condições para que os eventos do curso sejam realizados e auxiliar naquilo que for necessário para sua realização.

Acesse o Instagram do CAPedUFSCar (link externo) para maiores informações.

Outras Organizações

SevenHub UFSCar Sorocaba

Ambiente de trabalho colaborativo para gerar projetos inovadores voltados à
comunidade interna e externa do campus da UFSCar Sorocaba.

O espaço está localizado no prédio do ATLab da universidade que une as salas 124 e 106. A meta é contribuir para a concretização de ideias por meio da inovação e do empreendedorismo.
Segundo os organizadores, o nome SevenHub é resultado da soma dos algarismos das salas onde está localizado (salas 124 e 106).

O nome também faz alusão aos sete pilares em que foi concebido: 1) o espaço de co-working, para a realização de trabalhos em comunidade dentro de ambiente de troca de oportunidades; 2) laboratório de educação; 3) pesquisa e desenvolvimento, para verificação dos desenvolvimentos dos grupos de pesquisas da universidade, visando disponibilizar o conhecimento para o mercado e para a sociedade; 4) hub de inovação, para a troca de projetos, pesquisas e colaboração; 5) co-incubação, como incubadora de ideias dentro da universidade; 6) aceleração de startups, para apoio às novas empresas que surgirão na universidade; 7) inovação corporativa, para a aproximação das empresas interessadas nas pesquisas e soluções desenvolvidas na UFSCar.

O vínculo para a utilização do espaço se dará a partir de edital de submissão de projetos, além de processo de capacitação, conforme agenda disponibilizada publicamente. Além disso, serão realizados eventos (maratonas) para que as pessoas ingressem e estruturem suas ideias, trazendo resultados efetivos à sociedade que, posteriormente, serão convidados à incubação com suporte e mentoria da universidade.

Os interessados em ter acesso ao SevenHub devem preencher o formulário (link externo).

Acesse www.instagram.com/sevenhubufscar (link externo) para maiores informações.

Núcleo de Agroecologia Apetê Caapuã – NAAC UFSCar Sorocaba

O Núcleo de Agroecologia Apêtê Caapuã (NAAC) foi criado em 2009 na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, no campus Sorocaba, pelo anseio de professor e alunos em compartilhar a extensão rural e pesquisa em agroecologia.

Configura-se como um grupo de ensino, pesquisa e extensão institucionalizado na universidade através do Programa de Educação Tutorial – PET Conexões e Saberes – Agroecologia e diante do CNPQ como Núcleo de Estudos em Agroecologia.

Diversos espíritos criativos passaram pelo núcleo deixando um pouquinho de si… Atualmente o NAAC conta com 12 bolsistas PET e 5 voluntários que são alunos de graduação dos cursos de Geografia, Biologia Bacharelado, Biologia Licenciatura, Pedagogia e Engenharia Florestal; dois professores colaboradores e três voluntários formados.

Dentro das premissas da Agroecologia enquanto ciência e movimento, o NAAC busca levar a extensão universitária no campo, prestando assistência técnica e troca de saberes com agricultores familiares em assentamentos da reforma agrária, propriedades rurais, quilombos entre outras comunidades tradicionais da região sorocabana. Além disso o NAAC atua de forma política junto a instituições públicas e privadas em fóruns, associações e eventos que promovam o diálogo acerca da soberania alimentar e da agricultura familiar, agroecologia, produção sustentável e justiça social.

As atividades realizadas pelo NAAC são livres e abertas, podendo qualquer um conhecer e participar, pois a missão da equipe é disseminar e adquirir conhecimento pela troca de experiências e neste aspecto, entende-se que todos temos algo a dar e a receber.

Acesse o site apetecaapua.wordpress.com (link externo) para maiores informações.

Saberes Indígenas – Grupo PET

O PET conexão saberes indígenas é um Programa de Educação Tutorial, composto por estudantes indígenas bolsistas e não bolsistas, uma professora tutora e seus colaboradores, que tem como o objetivo principal desenvolver ações de pesquisa, ensino e extensão, promovendo o intercâmbio entre conhecimento tradicional indígenas junto ao conhecimento científico acadêmico.

O grupo visa também, desenvolver atividades interdisciplinar junto a população indígena e não indígena e a Universidade, buscando sempre valorizar os estudantes e o espaço de afirmação da sua identidade.

O grupo é composto por uma Professora Tutora, por estudantes indígenas da graduação da UFSCar (Araras, São Carlos e Sorocaba) e por membros colaboradores (estudantes indígenas da graduação e pós que atuam como voluntários, professores, etc).

Acesse o site www.petsaberesindigenas.ufscar.br (link externo) para maiores informações.

Orquestra Experimental UFSCar Sorocaba

Compreendendo a cultura e as artes como essenciais à formação integral do ser humano e como um direito de todas e todos, a "Orquestra Experimental UFSCar Sorocaba"(OEXUS) trabalha desde 2015 pela democratização das músicas popular e erudita de boa qualidade.

A Orquestra é um Equipamento Cultural da instituição, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), composta por estudantes de diferentes cursos e aberta à participaçãode outros membros das comunidades interna (servidores técnicos administrativos e professores) e externa.

A OEXUS tem demostrado sua relevância sociocultural por contribuir com a tarefa da Universidade de interagir com a sociedade por meio de programas de extensão queconsolidem sua missão educacional, científica e cultural. Assim, almeja crescer e consolidar-se enquanto organismo legítimo que contribui positivamente com a construção da história da UFSCar campus Sorocaba.

Acesse o Facebook da OrquestraExperimentalUFSCarSorocaba (link externo) para maiores informações.

CEC - Cursinho Pré-Universitário Educação e Cidadania da UFSCar Sorocaba

Acesse o site do CEC (link externo) para maiores informações.