Acessibilidade, Diversidade e Inclusão
Além de ser reconhecida por seu vanguardismo acadêmico, a UFSCar é uma universidade que tem o olhar voltado para a contribuição que a diversidade traz.
Repleta de culturas e os mais variados jeitos de ser e estar no mundo, a diversidade está estampada na UFSCar, por meio dos saberes étnico-culturais e sotaques! Aqui você vai conviver com pessoas de diferentes regiões do Brasil e até do mundo!
Em sua turma, podem ter colegas indígenas de diferentes povos, estrangeiros e estrangeiras das Américas (Latina e Central), do Continente Africano e pessoas com deficiências.
A UFSCar foi uma das primeiras universidades a adotar Ações Afirmativas voltadas ao ingresso de grupos diferenciados, como indígenas, pessoas em situação de refúgio e vindas de escolas públicas e autodeclaradas negras (pretas ou pardas) ou indígenas. Essa prática serviu como um dos modelos para a Lei 12.711/12 que instituiu a reserva de vagas para estudantes de escolas públicas e para autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Posteriormente, essa Lei foi alterada pela Lei nº 13.409, de 2016, com reservas de vagas para pessoas com deficiências.
O olhar voltado para a diversidade está presente em várias ações de ensino, pesquisa e extensão. Na UFSCar você encontrará coletivos e grupos sobre as temáticas: negras, indígenas, de diversidade de gênero e sexual, deficiências, culturas africanas e latinas, por exemplo.
Além disso, há setores da Universidade que lidam diretamente com essa temática. Um deles é a Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade – SAADE. Esta Secretaria é responsável pelo estabelecimento e implementação de políticas de ações afirmativas, diversidade e equidade para a UFSCar.
Temos o site do Portal Cooperação e Acessibilidade, que reúne informações e ações de todos os campi que são voltadas para a acessibilidade de pessoas com deficiências.
Quer saber mais? Acesse o site da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade – SAADE (link externo).
Nome Social
Fica assegurado, aos servidores e discentes travestis e transexuais, o direito ao uso do nome social nos registros, documentos e atos da vida funcional e acadêmica, no âmbito da Universidade Federal de São Carlos.
- Portal Cooperação e Acessibilidade (link externo)
- No campus Sorocaba, temos a Comissão Assessora de Acessibilidade. Para maiores informações acesse o site www.acessibilidade-so.ufscar.br (link externo)