Avaliações

Interna

A Comissão Própria de Avaliação/UFSCar coordena os processos internos de autoavaliação e, mais do que atender à determinação legal definida pela Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes, faz levantamentos e sistematiza dados e informações que contribuem para o aprimoramento dos processos de planejamento e gestão e para a melhoria da qualidade da formação, da produção de conhecimento e da extensão realizadas na UFSCar.

A avaliação institucional coordenada pela Comissão Própria de Avaliação tem um caráter educativo que qualifica e coloca à disposição da comunidade elementos relevantes para a formulação e implementação da política de desenvolvimento institucional e para a tomada de decisões. Visa promover a qualidade acadêmica da UFSCar em todos os seus níveis nos termos da sua missão, conforme apresentada e discutida no âmbito de seu Plano de Desenvolvimento Institucional.
Anualmente, no mês de março, a Comissão Própria de Avaliação disponibiliza o Relatório de Autoavaliação Institucional referente ao ano anterior.

A Comissão Própria de Avaliação em parceria com a Divisão de Desenvolvimento Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação e o Centro de Estudo do Risco, a partir de 2013, avalia anualmente a percepção dos docentes e discentes dos cursos seguindo o ciclo do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade. Os cursos são avaliados tanto pelo corpo docente quanto pelo corpo discente.

Para acessar os relatórios acesse o site da CPA (link externo).

Externa

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes.

O Sinaes é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior de todo o Brasil.

Para acessar os relatórios clique aqui (link externo).